Quem nunca pensou em começar a escrever um blog? Ok, muita gente. Também sei que muita gente já pensou, pensa e vai pensar em criar algo. A questão é: vale a pena?

O que é um blog?

“Um blog ou blogue é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.” – Wikipedia

O primeiro, dito, “blog” surgiu em 1997 com Jorn Barger e até então a coisa evolui e tomou corpo (ou corpos) completamente diferente. Hoje temos blogs que possuem milhões de acessos mensais, blogs que se viram “obrigados” a evoluir para uma certa forma de portal e portais que abrigam diversos blogs de seus jornalistas, por exemplo. Há também fast blogs, como o Tumblr e o Posterous e micro blogs, como o Twitter. Até dentro do Facebook, com o recurso de notas, podemos ter um “blog”.

Vale a pena começar um blog?

Parando um pouco com o blá blá blá e retomando o papo sério, no ano passado o Brasil foi o país que ficou em primeiro no top 10 do mercado global de Blogs, com 95,9% de alcance. Um crescimento de 44% em relação a 2010 (comScore2012). Isso simplesmente significa que os brasileiros passaram a visitar páginas que foram consideradas blogs muito mais do que os outros, ou seja, estamos cada vez mais inseridos dentro do mundo da blogosfera. Não importa se você passa o dia inteiro em apenas um blog.. err.. 9gag… O importante é que essa categoria nada nova, porém extremamente mutável, faz parte do cotidiano do povo brasileiro.

quantos tipos de blogs você conhece?

E aí, vale?

Claro! Vale a pena se você está a fim de fazer o que gosta e transformar isso em algo novo e único. Não precisa nem ser útil, mas por que eu visitaria seu blog se há mais 15 iguais? Também não ache que criar meia dúzia de posts apenas vai fazer você ter milhares de views na primeira semana. É ter vontade de criar algo novo, de pesquisar e participar da comunidade comentando outros blogs, escrevendo muito e mostrando seu trabalho. Só não vale ser o chato (ou até pode valer, quem sabe!)

eu mesmo comecei e recomecei diversos blogs

O blog não é apenas mais um diário como há muito tempo foi (mas se você for alguém famoso isso pode até dar certo). Hoje, é muito mais para quem quer e há diversas pessoas que vivem de seus Blogs e estão muito bem, trabalham com posts pagos, conteúdo patrocinado, e-commerce. Há ainda outros que lutam para receber uma quantia considerável de adsense sem buscar pelo conhecimento e pelas ferramentas corretas. Temos também quem simplesmente mantém um blog por gostar de opinar sobre um ou vários temas. Escrever para blogs maiores que aceitam textos também pode ser uma solução para começar a aparecer no meio e chamar gente para o seu blog.

Eu mesmo comecei e recomecei diversos blogs. No fim das contas estou em um blog coletivo, com colaboradores incríveis, diversos amigos e companheiros de trabalho e profissão.

Além disso, de acordo com os números apresentados anteriormente, vale a pena. o que importa é que essa categoria faz parte do cotidiano do povo brasileiro

Não, não vale a pena se você acha que realmente vai ficar rico da noite para o dia com uma ideia comum. Pode até acontecer, mas se fosse fácil assim todo mundo seria blogueiro.
 
O que realmente vale a pena é você fazer o que der na telha! De qualquer forma, sempre há espaço para mais um. Não importa se você irá fazer um blog com conteúdo erótico – leia pornô – e nesse ramo terá infinitos concorrentes, sempre haverá um nicho não explorado ou explorado de forma precária.