De acordo com dados apresentados pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o mercado de vendas pela internet faturou cerca de R$ 15 bilhões em 2010. A cidade de Campinas ocupou a quinta posição entre as que mais consomem e procuram comércio eletrônico, segundo informações do Google Insigths. Um fator relevante para o aumento nas vendas on-line foi a expansão dos sites de compras coletivas. Em dezembro do ano passado, eram 405 sites e hoje esse número subiu para 1.100, de acordo com o site Bolsa de Ofertas.com.br. Atento a este potencial mercado, o Senac Campinas realiza a    mesa-redonda Como Gerar Negócios na Web em 16 de fevereiro, próxima quarta-feira, em seu auditório.
O objetivo principal é proporcionar aos participantes – sejam eles empresários, sejam estudantes ou interessados no assunto, uma visão mercadológica sobre como usar a internet para vender serviços e produtos, além de discutir o cenário atual, apontar projeções futuras e conjeturar o posicionamento estratégico do Brasil ante a América Latina. “O e-commerce é um mercado promissor, já que as vendas são impulsionadas pela maior utilização da internet, pelo crescimento da banda larga e o hábito nas compras on-line, pois os usuários têm acesso a mais serviços e melhores preços”, destaca Rodrigo Bianco, diretor de marketing do SuperOFF e um dos palestrantes da mesa-
-redonda.

Negócios na Web

Segundo o empresário, facilidade, conforto e credibilidade são pontos importantes que atraem os internautas para o e-commerce. “As pessoas precisam de uma referência, logo, as empresas que têm loja física tendem a gerar mais segurança. Além disso, oferecer um bom produto, data de entrega eficaz e interação com o cliente são fatores que influenciam quem busca um negócio diferenciado”, explica Bianco, que destaca a importância de investimentos em redes sociais. “Por meio de blogs, Twitter, Linkedin, entre outros, os empresários vão conseguir entender o perfil do consumidor e se adequarem às necessidades dos clientes.”

Ao lado de Rodrigo Bianco estará Gerson Rolim, diretor do Instituto Latinoamericano del Comercio Electronico (ILCE), diretor da camara-e.net e coordenador do projeto Mercosul Digital, que apresentará a evolução e o posicionamento estratégico do comércio eletrônico no Brasil e também o cenário atual das empresas que prestam serviços nesse setor. O mediador do evento será Richard Martelli, da gerência de desenvolvimento do Senac São Paulo. A entrada é gratuita.