Em pesquisa focado em hábitos de consumo e comportamento realizada pela Target Group Index, do IBOPE Mídia, revela que 41% da população usa cartão de débito e crédito. Entre as informações divulgadas, foi revelada a forma como o brasileiro paga suas compras. O dinheiro de plástico já é o mais utilizado. Somando-se as respostas que apontam cartão de crédito (24%) e/ou de débito (17%), a porcentagem chega a 41%.

Cartão de credito

A classe AB é a que mais usa as três formas de pagamento. Em relação à faixa etária, o cartão de crédito é preferido por pessoas de 25 a 34 anos (26%) e de 35 a 44 anos (27%). Já o cartão de débito é muito utilizado entre pessoas de 25 a 34 anos (27%).

“Em relação à frequência, o cartão de crédito é utilizado mais de uma vez por semana por 26% das pessoas”, apontou Dora Câmara. Este índice é maior no sexo masculino (59%), na classe AB (66%) e entre pessoas com idade de 35 a 44 anos (28%). O público feminino é maior (58%) quando o uso passa a ser de duas a três vezes por mês (25% do total). Neste caso, a faixa etária das mulheres também fica entre 35 e 44 anos (29%).

Para se termos uma ideia do crescimento do comércio eletrônico, somente os pagamentos de vendas on-line com cartões Visa registraram aumento de 42% no ano passado, considerando as regiões da América Latina e Caribe. Até dezembro, as transações com cartões da marca atingiram US$ 10 bilhões. O diretor de Produtos da Visa, José Maria Ayuso diz que, entre suas prioridades está a proteção para transações on-line para oferecer maior conveniência tanto para os portadores de cartão como para os comerciantes.

As empresas de cartões consideram que a migração para a conexão banda larga e a maior penetração de computadores nos lares incentivarão ainda mais o crescimento do comércio eletrônico e, por consequência, o uso do cartão de crédito.